Nossa Missão

Inserção do cinema brasileiro na Economia Criativa

 

O Instituto Cinema em Transe é uma organização não-governamental que gera projetos relacionados à Economia Criativa, em inovações e processos criativos na difusão do audiovisual.

 

Apoiados ou desenvolvidos pelo Instituto Cinema em Transe, os projetos têm como objetivo inserir mais pessoas dentro do setor econômico, democratizando os meios de acesso ao cinema e ao audiovisual.

 

Outro objetivo do Instituto é a manutenção e conservação de um acervo iconográfico e de comunicação de filmes dos anos 60 até os dias atuais. Este acervo contém publicações raras de cinema e mais de 50 mil fotos relacionadas ao cinema brasileiro em mais de três décadas.

 

O Instituto tem se posicionado dentro da economia criativa do cinema brasileiro com vários projetos. Em 2009, realizou o inédito Primeiro Encontro de Roteiristas Brasileiros, no MIS, em São Paulo. O evento, em parceria com o Senac São Paulo, teve o objetivo de promover o intercâmbio entre a economia criativa do cinema brasileiro e a valorização do roteirista.

 

O Instituto também dedicou oFórum de Produção de Cinema, em 2009,ao roteiro no cinema brasileiro, com dois dias de encontros e debates com mais de 50 dos mais importantes roteiristas do audiovisual brasileiro.

Desenvolveu em 2010 o Edital de VideoClipe para o Fundo de Inovação do Audiovisual do Ministério da Cultura, que se realizará em 2011.

Em 2008, em parceria com a Editora Única e o Senac São Paulo, realizou o Fórum de Produção de Cinema, que debateu a produção do cinema brasileiro diante das novas perspectivas econômicas e coproduções internacionais.

O Instituto Cinema em Transe é parceiro do Ministério da Cultura desde 2005. Realizou consultoria para a montagem do projeto de film commission do Brasil, e publicou o livro ABD 30 Anos, um trabalho de pesquisa e organização de um material histórico que comemorou os 30 anos da Associação Brasileira de Documentaristas.

Há oito anos desenvolve o projeto Difusão do Cinema Brasileiro, realizado com apoio do Fundo Nacional de Cultura da Secretaria do Audiovisual, que percorre diversos festivais e mostras de cinema pelo país fomentando o cinema brasileiro através da Revista de CINEMA.

 

Em 2011, publicou, também em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, o livro DOCTV – Operação de Rede, sobre o programa da Secretaria do Audiovisual de maior êxito na televisão pública.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s