Roteiristas debatem autoria e mercado

1º ENCONTRO DE ROTEIRISTAS BRASILEIROS

O instituto Cinema em Transe realizou, em parceria com o Senac SP, o Primeiro Encontro de Roteiristas Brasileiros em São Paulo, no MIS (Museu da Imagem e do Som), em 2009, e reuniu cerca de 50 roteiristas de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Recife, incluindo as instituições AR (Associação de Roteiristas) e AC (Autores de Cinema), num evento inédito no país, para discutir as questões da categoria.

O evento foi o primeiro do gênero no país e debateu o mercado de trabalho para o roteirista e a importância do roteiro no cinema, televisão, game e novas mídias.

Os mais de 50 roteiristas reunidos durante três dias de evento mostraram as conquistas realizadas nos últimos anos e apontaram novos caminhos que este setor deve desenvolver dentro da cinematografia nacional. Elas são inúmeras e a principal será a inclusão do roteirista dentro da nova Lei do Direito Autoral que será enviada ao Congresso Nacional, que inclui o roteirista com um dos autores da obra. Até agora apenas os músicos tem conseguido vitórias nesse campo. Outro avanço está sendo a quebra do preconceito que o cinema brasileiro tinha com os roteiristas, herdados do cinema novo, onde todo diretor era autor do seu próprio roteiro, e que hoje apesar de velha guarda ainda trabalhar nesse modelo, o quadro mudou. Como exemplo basta ver os maiores nomes do cinema nacional atual, como Walter Salles, Karin Ainouz e Fernando Meirelles, por exemplo filmam em cima de roteiros de terceiros.

Durante o encontro a associação de roteiristas Autores de Cinema, elegeu uma nova diretoria tendo como presidente David França Mendes e vice-presidente Marcos Lazarini. O encontro teve o apoio das duas associações de roteiristas existentes no Brasil, a AC e a ARTV, que juntas têm quase 200 associados. Os outros dois dias de debates abertos ao publico foram realizados na unidade do Senac em Santo Amaro, São Paulo.

Roteiristas reunidos em encontro inédito promovido pelo Instituto Cinema em Transe em 2009

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s